Joaçaba Atlético Clube – JAC

1

O Joaçaba Atlético Clube, JAC, é um ex-clube de futebol da cidade de Joaçaba, meio oeste catarinense, fundado em 27 de fevereiro de 1997. O clube surgiu após a dissolução da Associação Desportiva Joaçaba. 

  • Na foto em destaque equipe do ano de 1999.

O JAC mandava seu jogos no Estádio Oscar Rodrigues da Nova (fundado em 1951, mas que em fevereiro de 2014 foi demolido, dando espaço para um Parque Municipal).

As cores da equipe eram: azul, amarelo e branco, cores do município de Joaçaba. O mascote era o Leão e por isso a equipe recebeu a alcunha de leão do vale.

Disputou a segundona em 97, 99, 2000 e 2001. Sendo que no ano de 2000 bateu na trave duas vezes, uma ao ser vice campeão perdendo para o Internacional o título, após dois empates por 1 x 1; outra ao ficar em 5° lugar na seletiva que ocorreu no mesmo ano, sendo que classificava quatro (4) equipes para a elite.

Após o ano de 2001 a equipe se licenciou dos gramados e só retornou em 2007, disputando a divisão de acesso e mais uma vez chegando perto, ao perder o returno e a vaga na elite para o Atlético Cidade Azul de Tubarão.

Estádio Oscar Rodrigues da Nova, em Joaçaba (antes da demolição).

  • Vídeo do ano de 2012 – Arquivo Youtube

Na segundona de 2009, o time fez uma péssima campanha no primeiro turno, com duas vitórias e um empate em nove jogos, mas no segundo turno veio uma inesperada recuperação: o time conseguiu 17 de 27 pontos possíveis e ficou com a vice liderança do returno, o que não foi o suficiente para classificar a equipe, que ficou a um ponto da tão sonhada classificação para o quadrangular final.

Em 2010 a equipe retornou mais uma vez para o futebol profissional. Disputou a divisão especial, equivalente a segundona.

Acesse o Blog do JAC! Mais fotos e informações

Grandes Jogadores

Jacozinho (maior artilheiro do JAC), Mauro Ovelha, Luis Carlos “Apucarana” (pai da jogadora Natália da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino), Juarez (o goleiro mais famoso da história do clube), entre tantos outros.

Curiosidades

O goleiro Juarez, em 1979 marcou um incrível gol de tiro de meta, façanha que poucos goleiros conseguiram. Juarez também derrubou uma trave durante um jogo.

O lendário goleiro Juarez, também atuava em todos os jogos com um galho de arruda na orelha.

Grandes Momentos

Melhor campanha no returno da segundona em 1999; Vice Campeão Catarinense da Segunda Divisão em 2000; 5º lugar na Seletiva para a 1ª Divisão 2000; Vice campeão do returno da Divisão de Acesso, em 2007; Terceiro lugar no Grupo A, Divisão de Acesso de 2008; Vice campeão do returno da Divisão de Acesso, em 2009.

Joaçaba Atlético Clube – 2008

JOAÇABA E O AMOR PELO FUTEBOL

A cidade sempre apresentou grande tradição pelos campos do estado de Santa Catarina. Na década de 80, com o Joaçaba Esporte Clube, JEC, chegou a estar representada na Taça de Bronze, terceira divisão nacional da época, após garantir classificação com o título da Taça Santa Catarina em 1981. No início da década de 90 surgiu a Associação Desportiva Joaçaba, ADJ, que sagrou-se campeã da segunda divisão em 1992, e disputou a elite catarinense entre 93 e 95, sendo neste último ano a 3ª colocada no estadual, perdendo nas semifinais para o Criciúma. No mesmo ano foi rebaixada forçadamente pela Federação devido a dividas trabalhistas. 

 

Joaçaba Esporte Clube de 1979                                                                         Fonte: Éder Luiz

Informações: Wikipédia

Fotos: Arquivos Internet

Clique aqui e confira mais informações (Wikipédia)!

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando