Norberto: um goleiro a frente de seu tempo

Na decisão da Taça Brasil de 1990, o goleiro marcou dois gols

Norberto José Zanelatto é ídolo não só da Perdigão, como também do futsal catarinense e brasileiro, por tudo aquilo que fez e representou embaixo das traves, aliado é claro, a refinada técnica com os pés, em uma época, em que o goleiro sequer podia sair de sua área, por todos estes atributos é considerado um dos grandes nomes da posição.

FICHA TÉCNICA

  • Nome: Norberto José Zanelatto
  • Filiação: Irlei e Elvira Zanelatto
  • Nascimento: 02 de abril de 1962, em Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul
  • Clube do Coração: Grêmio
  • Títulos como atleta: Pentacampeão catarinense, bicampeão brasileiro, tricampeão sul-americano, campeão pela seleção brasileira, bicampeão Copa Manchete, Campeão Circuito Nacional, Bicampeão Master, Tricampeão Copa GM, estes apenas alguns de outras dezenas de conquistas, como goleiro.
  • Clubes que defendeu: SER Perdigão (Videira), Seleção Brasileira, Unisul de Florianópolis, Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, Cascavel Paraná, Seara e Tigre de Joinville
  • Título como treinador: Logo após encerrar sua carreira como atleta, foi campeão da 1ª Divisão por Joaçaba, e em 2002, no Regional.
Perdigão – Campeão da Taça Brasil de 1990. O goleiro Norberto marcou dois gols naquela decisão
Fernando Ferreti comentou sobre Norberto

Sem sombra de dúvidas, um goleiro à frente do seu tempo. Mostrou modernidade, numa regra que mudou anos mais tarde. Apenas em 1997, foi permitido, o goleiro jogar fora da área, ou seja, aí que surgiu o conhecido “goleiro linha”, antes disso, o goleiro só podia atuar, na sua área delimitada. Para mim, um jogo inesquecível foi a vitória da Perdigão por 4 a 0 diante da Votorantim, que culminou com o título da Taça Brasil de 1990. Dois gols de Norberto, com os pés.

 

Em um recorte de jornal do ano de 2003 (ano em que comandou o Videira Sky Vision) comentou algumas de suas peculiaridades.

Lazer: Passear e Viajar com a família

Prato preferido: Macarrão

Música: Brasileira

Grupo ou cantor: Skank

Cantora: Elis Regina, Adriana Calcanhoto

Idolo: Jackson, o mais espetacular jogador de futsal de todos os tempos. Exemplo de grandeza e simplicidade

Perdigão – Campeã da Taça Brasil de 1987. Norberto ingressou na Perdigão de Videira, em 06/06/1984

Na época, em que esteve na Perdigão, foi uma sombra para o icônico goleiro Pança. Fazia o seu companheiro treinar muito e assim, ambos cresciam. Feliz da equipe que podia contar com dois espetaculares goleiros.

Já com mais de 40 anos, atuou pelo Tangará Futsal, no Estadual de Futsal da 1ª Divisão

Mostrando seu talento com os pés, atuou também no futebol amador no município de Videira. Disputou alguns campeonatos, na função de atacante, pelo Ipiranga de Sede Etelvina.

Atualmente reside em Florianópolis.

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando