Videirense vice campeão do Estadual de Amadores, em 2000

Muita polêmica e recursos, até se chegar ao campeão

Em 2000, a Associação Atlética Videirense, após muita polêmica ficou com o vice campeonato do Estadual de Amadores. A competição foi dividida em duas zonas: Oeste e Litoral.

  • Esta equipe não tinha nenhuma relação com a antiga AAV dos anos 60.

A Zona Oeste chamada de Copa RBS TV contou com a participação de dezesseis (16) clubes, subdivididos em quatro grupos.

A Associação Atlética Videirense ficou no Grupo C, junto com Curitibanos EC, AA Camponovense e Pinheiro FC, estes dois últimos do município de Campos Novos. Os classificados foram: Pinheiro FC (1º lugar) e Videirense (em segundo).

Na fase de Quartas de Final, o scratch videirense enfrentou o Guarani de São Miguel D’ Oeste. Em 08 de outubro de 2000, derrota no Estádio Municipal Luiz Leoni (0 a 1), no final de semana seguinte, vitória em São Miguel do Oeste por 2 a 1, e na prorrogação por 1 a 0, classificando-se para a semifinal.

Recorte de jornal da época (Regional Jornal Do Oeste), destacando a eliminação do Guarani.

Elenco Videirense, em São Miguel do Oeste, no jogo de volta das Quartas de Final.

Beto, Fumaça, Rinaldi, Marcio, Claudio (Grilo), Caveira (Polaco), Pequeno, Santa, Negão, Lima e Ibicaré. Técnico: Roberto Maurílio.

Polêmica

Na semifinal, o adversário foi o SER 7 de Setembro de Ipumirim. Em Videira, vitória dos donos da caso por 3 a 1. O segundo jogo deveria ter ocorrido em 11 de novembro de 2000, porém foi suspenso porque o Guarani entrou com recurso junto no Tribunal de Justiça Desportiva – o TJD.

A alegação da equipe de Ipumirim, foi que o “Videirense” teria relacionado jogadores, apresentou as carteiras de identidade certas, mas quem entrou e jogou foram outros jogadores. O TJD acatou o recurso e o Guarani foi declarado vencedor do confronto. E assim, deveria ser iniciada uma nova série semifinal entre Guarani e 7 de Setembro. Contrariado, o 7 de Setembro desistiu da competição e o Guarani avançou a final sem precisar jogar.

A final da Copa RBS TV entre Juventude de Lindóia do Sul e Guarani foi vencida pelo Juventude, contudo, ambos já estavam classificados para a semifinal do Campeonato Estadual, daquela temporada.

Estadual

A semifinal (geral) envolveu o Olaria de Xanxerê (campeão estadual de 99), Grêmio Esportivo Pirabeiraba (campeão litoral), Juventude Lindóia do Sul (campeão oeste), e CE Guarani São Miguel do Oeste (vice campeão oeste). Os jogos ocorreram em dezembro: o Pirabeiraba eliminou o Guarani e o Juventude eliminou o Olaria.

Novo recurso

Quando estavam prestes a iniciar a final do campeonato, Pirabeiraba e Juventude foram surpreendidos com a vitória do Videirense no STJD. E assim, as semifinais ficaram sem efeito, pois seria necessário retomar a disputa da Copa RBS TV (Oeste).

Caberia ao Videirense retomar a semifinal contra o 7 de Setembro de Ipumirim, contudo este já havia desistido da competição. A Videirense classificou-se diretamente para a final da Copa RBS TV, onde enfrentou o Juventude de Lindóia do Sul e foi derrotado nos dois jogos por 3 a 1.

Nova fase semifinal

Com isso, a “Nova” semifinal do campeonato estadual envolveria: Olaria de Xanxerê, GE Pirabeiraba, SER Juventude de Lindóia do Sul, e agora AA Videirense. Os jogos foram marcados para os dias 11 e 18 de fevereiro de 2001.

O Pirabeiraba achando-se prejudicado por ter que jogar novamente a semifinal desistiu da competição e assim, a Videirense acabou classificando-se para a final sem precisar jogar.

Na outra semifinal, o Juventude bateu novamente o Olaria. Na grande final do Estadual, como já havia acontecido na Copa RBS TB, a Videirense voltou a ser derrotado pelo Juventude, e assim terminou a competição com o vice campeonato.

 

Texto e informações: Cícero Alves (Joinville)

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando