Os grandes times do futebol citadino de Videira

Um pouco da história do futebol videirense

Videira se notabilizou ao longo dos anos, por grandes agremiações, que juntas ajudaram a construir esta rica história e acervo esportivo. Atualmente município conta com mais de 53 mil habitantes e uma paixão história pelo esporte, seja ele qual for.

Nos primórdios do futebol, o domínio de alguns clubes era mais evidente, até mesmo pela falta de adversários a altura. Na década de quarenta, o Tabajara – primeira equipe do município – fazia apenas amistosos contra times de outras cidades, com a chegada do Esporte Clube Municipal já iniciaram os primeiros confrontos com o ContinentalFloresta e Ferroviário. Na década de 50 surge a Associação Atlética Videirense (AEV), que por anos dominou o futebol da cidade, colecionando inúmeros títulos.

Tabajara (1935) – 1º time de futebol de Videira
Garrincha esteve em Videira, em 1976, quando disputou partida amistosa contra o VAC. Anos mais tarde, Sócrates também pisaria em solo videirense.
Santos de Sócrates esteve em Videira, em 07 de setembro de 1989.

Na metade da década de 60 surgiu a Sociedade Esportiva Perdigão, que dominou a cidade e conquistou o Estado, mas antes mesmo da década de 70, a vitoriosa equipe deixou de existir. Na sequência surgiu o VAC Videira Atlético Clube, Alvorada e Operário também foram equipes que marcaram época neste período.

VOCÊ SABIA?

… que a Associação Atlética Videirense dominou o futebol amador de Videira do início da década de 50 até a metade da década de 60 quando surgiu a SE Perdigão?

Os anos seguintes foram dominados por Dresch e Misto, que se revezavam nas conquistas. O Novo México de Linha Paulina também possuía uma forte equipe. O Naútico também foi uma importante equipe do município neste período da história. O Misto continuou forte até a metade dos anos oitenta, quando Adelmo Albiero deixou de comandar a equipe para entrar no vitorioso futsal da Perdigão.

Timaço do Dresch

Entre a metade dos anos 80 e a metade dos anos 90, muitos times se revezaram no domínio do futebol local (Santos foi uma destas equipes), até que a Sociedade Esportiva Colorado começou a ganhar inúmeros títulos, chegando a uma dezena deles.

O novo milênio veio e novas forças surgiram como o América, que conseguiu alguns títulos. Não podemos esquecer de citar, a SE Vitória do lendário e saudoso “Dirso Piratuba”. O clube não teve muitas conquistas em termos de títulos, mas se imortalizou pelo espírito desportivo. A disciplina (fair play) sempre foi uma marca registrada.

Na atualidade, o Juventude/Quiosque Testolin vem se destacando. Foi tricampeão municipal de futebol da 1ª Divisão (2016, 2017 e 2018). O atual campeão Municipal é o CTA  Amarante, que levantou o caneco em 2019.

Quem será o próximo a comandar o futebol local?

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando