O dia em que o Dr. Sócrates e o Santos estiveram em Videira
07 de julho de 1989
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi um dos principais jogadores da década de 80 e ídolo da nação corintiana. Em 07 de julho de 1989 (uma sexta feira a noite de muito frio), esteve em Videira, já no final de sua carreira, jogando pelo Santos, seu clube do coração.
Contundido, jogou apenas os primeiros minutos de partida.

Na foto em destaque da matéria, sendo entrevistado pelo então repórter da Rádio Videira, Milson Oltramari (atualmente comentarista esportivo da Rádio Vitória). Ao lado, Luiz Carlos Dalle Cort, o Dalla, que por muitos, foi considerado um dos melhores pontas que Videira já teve – após a conquista da Perdigão de 1966.

Segundo relatos, Videira contribuiu e muito para o desgaste do fígado do Doutor Sócrates naquele final de semana, afinal teria se esbaldado nos ótimos vinhos locais. Relatos também dão conta, que Sócrates jogou por alguns minutos no Estádio Municipal Luiz Leoni, e foi substituído por César Sampaio, uma das promessas da equipe santista.

A arbitragem da partida esteve a cargo de Antônio Carlos Ceron, Ademir Torri e Geraldo. Adão de Lima foi o quarto árbitro. O resultado final foi favorável a equipe paulista que venceu pelo placar de 4 a 0. Dois foram marcados no primeiro tempo, dois no segundo (um deles de pênalti).

No Santos foi uma das épocas de crise do clube. A presença do Doutor Sócrates rendia convites para amistosos no Brasil e também no exterior. Fora das finais do Paulistão daquele ano, a equipe que tinha como grandes destaques Juary, Wladimir e Socrátes partiu em busca de uns ‘trocados’ em Santa Catarina, enfrentando times de segunda linha e perante públicos nunca acima de 3.000 pessoas.

JOGO EM VIDEIRA FOI O DE NÚMERO 4000, DA HISTÓRIA DO SANTOS
Ficha Técnica da Partida


Na turnê pelo Sul do país, o Santos enfrentou o AEC Iguaçu de União da Vitória, Guaycurus de Concórdia, AD Joaçaba e Videira.



Durante sua carreira, Sócrates atuou pelo Botafogo (SP), Corinthians, Fiorentina (Itália), Flamengo, Santos, além da seleção brasileira (78-86). O doutor faleceu em 4 de dezembro de 2011.
Recortes de Jornais: Alcides João Cargnin (treinador da seleção videirense na oportunidade e por anos, técnico do Santos de Videira).
Informações: Pardal e Milson Oltramari