A Olifrai, em Fraiburgo

1ª edição foi realizada em 1993


Em janeiro de 1993, foi disputada a 1ª edição da OLIFRAI (Olímpiadas de Fraiburgo), tradicional evento esportivo, que por anos, abriu o calendário da região meio oeste, em termos de esporte.

No cerimonial da abertura, Banda Eva abrilhantou o público presente. A vocalista na época, era nada mais, nada menos, que Ivete Sangalo (ingressou, na Banda em 1992). Anos mais tarde, “Capital Inicial”, e “Barrão Vermelho” estiveram em solo fraiburguense, em parceria com a Kengo´s, para alegrar o público.

Banda Eva, se apresentou na 1ª edição da Olifrai
O INÍCIO

Em uma conversa de bar (ou melhor, em uma sorveteria, na Rua Arnoldo Fray, popularmente conhecida como ‘Zig-Zag’, em Fraiburgo), Nelson Canelinha, Wilson Lima (Thiosby) e Itamar José da Silva (o Diabinho), tiveram a ideia de criar uma competição, no período de férias, para os desportistas da região.

  • Wilson Antunes Lima, o Thiosby foi o fundador do CAF (Clube Atlético Fraiburgo), em 1998.
Wilson Antunes de Lim (Thiusby), Michel de Florianópolis (trabalhou com o Basquete, em Fraiburgo), e Itamar da Silva.

Dias depois da conversa as ideias, estavam todas concretas no papel, e a primeira edição da competição aconteceu nos primeiros meses de 1993, ininterrupta até janeiro de 2002. Carlos Antônio Savian, também foi um dos mentores da realização do evento (presidente da CME de 1989 a 1992, na gestão do prefeito Padre Biagio Simonetti, e um dos grandes nomes do esporte fraiburguense).

Carlos Savian (camisa azul) e Itamar da Silva (Diabinho)

Difícil citar nomes, pois acaba por esquecer de alguém, mas além dos citados acima, importante destacar: Ademir Torri, coordenador da Liga de Arbitragem da competição, e o professor Sapuca, que por anos, também conduziu a competição esportiva, com toda sua irreverência.

O Ginásio Padre Biaggio Simonetti, da Associação Recreativa Trombini, Jardim América, Santo Antônio, foram algumas das praças esportivas utilizadas, em Fraiburgo, para os jogos, que reunia inúmeros desportistas. Além é claro, das quadras de areia, mesas de sinuca, e por aí vai. No histórico mais recente, o  Ginásio da Escola Gonçalves Dias e o Centro de Eventos Sebastião de Andrade, também passaram a ser utilizados.

Um dos pontos chaves da OLIFRAI, era o cerimonial de abertura              (Foto: Ilustrativa/Internet)

Nas primeiras edições, várias modalidades foram disputadas: truco, canastra, general, sinuca, bocha, bolão, basquete, handebol, voleibol, vôlei de praia, futebol de areia, futsal, futebol de suíço, entre outros. Era inclusive premiado o “Campeão Geral”, ou seja, da soma, de todas as modalidades.

Detalhe, para o Ginásio lotado. Na foto, equipe da Reunidas, campeã regional de futebol do suíço, em um das edições.
  • Nos primeiros anos, chegou a ser cobrado ingresso para entrar nas praças esportivas. E teve dias, que o Ginásio Padre Biaggio Simonetti, teve que ser fechado. Pois não cabia mais gente. Acredita?
  • Nas primeiras edições, existiu a escolha da Rainha Olifrai, que também atraia um bom público
Cerimonial de Abertura era um dos pontos altos da competição. Na foto, Pelé, conduzindo o fogo olímpico
Equipe Colégio Drummond, do professor Sapuca, no Ginásio Padre Biaggio Simonetti.

Em 2003, não foi disputada a Olifrai e sim a Copa Verão, organizada por Itamar da Silva. Em meados daquele mesmo ano, o professor Sapuca organizou a Copa Montana. Em 2004, a Olifrai foi disputada no meio do ano, porém a data não foi muito bem aceita, pelos desportistas.

Itamar e Sapuca, lendas do esporte fraiburguense.

Neste mesmo ano, porém em janeiro de 2004, o professor Sapuca, realizou a 1ª edição da OLIZA/OLISA, desde então oficializou-se, este nome, sendo disputada, em 2020 a 17ª edição.

Sapuca, coordenou a competição por anos (OLIZA/OLISA)
Recorte de Jornal falando da Olifrai 2004, que foi disputada no meio do ano.
Futsal Feminino de Videira colecionou vários títulos na OLIFRAI, nos anos 2000

A partir da edição 2020, a competição está sob coordenação de Jaquiel Luchesi, e sua equipe.

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando