Novo México: 60 anos de história!

Clube de Linha Paulina, Iomerê foi fundado em 1960.


O Esporte Clube Novo México de Iomerê foi fundado no dia 1º de Agosto de 1960. A equipe ganhou o respeito dos adversários pela qualidade e pela pegada. Em tempos, de super valorização da Libertadores, o Novo México seria certamente comparado a um time argentino ou uruguaio por sua luta do primeiro a último minuto, marcação forte e estilo pegador.

O campo (a beira da rodovia SC-464, entre Iomerê e Arroio Trinta), hoje não existe mais; atualmente o terreno serve de pastagem aos animais. Em tempos de futebol raiz, o campo do Novo México também servia de pastagem durante a semana. No fim de semana a bola rolava, e ganhar no campo da Linha Paulina era tarefa quase impossível aos times visitantes.

A origem do nome 

No início da década de 60, foi acordado entre os membros da ‘pré-diretoria’ que cada um teria que criar uma lista sugerindo nomes. No dia da reunião, cada um apresentou sua listagem, e a partir dela em consentimento com os presentes é que foi escolhido e aprovado o nome mais atraente: “Esporte Clube Novo México”. A sugestão do nome foi do senhor Antenor Valentini. Anteriormente, a este nome, o clube era conhecido simplesmente por “time de Linha Paulina”.

 “Naquela época, o cinema, a música e a cultura dos mexicanos começaram a surgir e a se tornar muito presente no Brasil, então uma forma encontrada para homenagearmos o país do México foi esta. Deu certo, comentou Antenor Valentini.

1ª Diretoria

Armando Valentin, Antenor Valentini e Orlando Franciosi.

Uniforme e símbolo

O primeiro uniforme e símbolo (a gente nunca esquece, né?) foi desenvolvido com a participação de duas personalidades que marcaram época: Atílio Franciosi e Ancila Franciosi. Este fato aconteceu no dia 04 de julho de 1965, quando o Senhor Atílio assumiu a vice-presidência do Clube.

As cores do uniforme da época eram: meia vermelha, calção branco; camisa vermelha com uma faixa branca e um símbolo ao lado esquerdo do peito.

Vinte anos mais tarde, por volta do dia 20 de julho de 1986 quando da eleição da nova diretoria, o Sr. Alzemiro Mafioletti juntamente com a nova diretoria e a empresa Margil Esportes de Joaçaba (SC), complementaram o símbolo já existente.

Conquistas

O Esporte Clube Novo México, ao longo dos anos, conquistou diversos títulos. Não só em campeonatos, mas principalmente em torneios (muito comum e tradicional na época).

Estes dados foram adquiridos através de consultas a ex-jogadores do clube os quais mantém guardado na memória os títulos, as histórias e também as medalhas conquistadas na época.

  • Na temporada 2002/2003, a equipe ficou com o vice da Copa Vagner Pilatti, perdendo a decisão para o Pinheirinho FC. Na partida em Pinheiro Preto, vitória dos donos da casa por 3 a 2, e em Iomerê, empate em 1 a 1;
  • Em 2004, o Novo México sagrou-se campeão do Municipal de Futebol em Arroio Trinta;
  • Em meados dos anos 2000, o Novo México participou do Regional de Futebol da LEOC de Joaçaba.
Campeão do Municipal de Arroio Trinta, em 2004

Confira a matéria especial falando da conquista de 2004, em Arroio Trinta

Equipe campeã do Municipal de Futebol de Iomerê, na década de 90.
Show de organização, na temporada 2002

A presidência da temporada 2002, adotou uma inovadora ferramenta para monitorar a performance do seu elenco.

A direção iniciou um trabalho de preenchimento de controles internos de todos os jogos disputados durante o ano (fosse amistoso ou campeonato), para quando chegasse o fim da temporada ter em mãos, um relatório completo.

Rodrigo Peretti, levava a planilha em todos os jogos, para computar os dados: sem dúvida, um diferencial para os times da região (eu particularmente, não tinha visto, tamanha organização em times amadores, ainda mais para a época).

Planilhas eram confeccionadas por Rodrigo Peretti, atualmente residente em Curitibanos

O La Pelota teve acesso as planilhas (excel) e afirmamos: muito organizado e detalhado. Realmente de tirar o chapéu! (e um chapéu mexicano, que é grande diga-se passagem).

Crédito: Rodrigo Peretti

Em 2020, ex-atletas e dirigentes se reuniram para encontro festivo, para recordar algumas histórias e celebrar a amizade, construída através do futebol.

Ah, com certeza, essa história jamais se apaga!

Fotos e informações: Arquivos Novo México

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando