Juventus – Multicampeão de Futsal, em Pinheiro Preto

A equipe nasceu inspirada no tradicional Juventus de São Paulo.

O Juventus ECPP foi uma grande equipe do futsal (na época futebol de salão) do município de Pinheiro Preto. A equipe local, nasceu inspirada no tradicional Juventus de São Paulo da Rua Javari, que tem como mascote o Moleque Travesso.

O Juventus pinheiro-pretense foi fundado por Alcir Zanella (Atcho), Adão Pazini e Avelino Zucco.

Não se sabe ao certo, com precisão de detalhes, mas cogita-se que o Juventus tenha seis títulos municipais de futsal. O que se sabe ao certo mesmo, é que foi uma das grandes equipes da cidade (se não a maior).

Seu grande atleta, sem sombra de dúvidas foi Claudir Zanella, o Cadico, por muitos apontado como um dos melhores atletas do salonismo pinheiropretense.

As possíveis seis conquistas do Juventus ECPP

Na foto acima, em pé da esquerda para a direita: NI, Flávio Mattana, Renato Chiarani, Cadico. Agachados: Marcelo Bressan, Nilson Zanella (Mestre) e Marcos Randon. Também fazia parte da equipe: Ricardo Pazini, Délcio Zucco e Anselmo Fritzen. Técnico: Adão Pazini

Detalhe, para o tamanho da bola da época, por muitos chamado futebol da bola pesada.
O primeiro título da equipe foi em 1985, na quadra do extinto Colégio Cenecista Dom Bosco.
  • Adão Pazini foi um dos fundadores da equipe e também um dos grandes incentivadores

1987 – O TÍTULO COM JOGO DE DUAS FINAIS

Em 1987 (foto principal da matéria), o Juventus teve que vencer à moda “contra tudo e contra todos”, afinal o regulamento previa que o empate lhe garantia o título na decisão daquele ano, por ter feito a melhor campanha na primeira fase.

Com a bola em jogo, justamente o empate, que de tal forma garantia o título. Porém, comentários dos próprios atletas da equipe dão conta, que foi disputada uma nova partida diante do Guarany (outra grande equipe da cidade), para decidir o campeão de fato da temporada de 1987, na intitulada Taça Cidade de Pinheiro Preto – 25 anos. 

No duelo decisivo, vitória do Juventus, que daí sim pode soltar o grito de campeão: de fato e de direito.

A equipe com a formação inicial entrou em inatividade em competições oficiais, possivelmente no ano de 1993, quando acabou perdendo a final para o EC Damasco. Atualmente, o grupo de amigos continua se reunindo no Ginásio de Esportes, porém o esporte é outro: a sinuca.

2009 e 2011

Equipe, com nova formação, manteve equipes em 2009 e 2011. Em 2009, inclusive conquistando novamente um título municipal. Na final daquele ano venceu o Sucos Vian, pelo placar de 10 a 4, com grande atuação e chuva de gols do artilheiro Quinho Zanella.

2009 – Campeão Municipal invicto

Em 2011, equipe acabou perdendo nos pênaltis na semifinal para o RV, que mais tarde viria a se sagrar campeão, ao vencer o Sucos Vian na decisão.

Clique aqui e confira no facebook mais fotos do Juventus de Pinheiro Preto!

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando