Videira será sede da OLESC 2019 e Joguinhos 2020

Joaçaba e Tubarão são os finalistas do Catarinense de Futsal
03/12/2018
OLEAT: Definidos os semifinalistas do regional masculino
03/12/2018

Videira será sede da OLESC 2019 e Joguinhos 2020

Agora é oficial!

Videira conquistou neste domingo (02), em evento realizado em Timbó, o direito de sediar duas das mais importantes competições do calendário da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte): A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), edição 2019, e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, edição 2020.

A candidatura de Videira foi defendida pelo superintendente da Fundação de Esportes de Videira, Ederson Leobet, durante a reunião do Conselho Estadual de Desportos (CED). Em votação para definir a sede da Olesc 2019, Videira foi a escolhida pelos conselheiros na disputa com Jaraguá do Sul por 13 votos a 3. Também houve a homologação para Videira sediar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, com 100% de aprovação dos conselheiros.

Esta é a primeira vez que Videira será sede destas competições, que em cada ano, devem reunir aproximadamente quatro mil atletas em suas respectivas categorias, oriundos de 90 municípios do Estado. Enquanto a Olesc é destinada para alunos de 14 a 16 anos, os Joguinhos Abertos têm como participantes atletas profissionais de até 18 anos.

Com esta conquista, Videira volta ao cenário estadual como palco de grandes realizações do Esporte, tendo o aval do CED para realizar suas principais disputas. Neste ano, Videira já havia sido escolhida para ser sede estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), que reuniu aproximadamente 2,5 mil atletas em Videira no mês de junho.

Para a realização dos jogos, Videira receberá R$ 500 mil reais para investir em suas praças esportivas, valor que será dividido em partes iguais entre a Olesc e os Joguinhos Abertos e que deixarão um importante legado na infraestrutura esportiva do município. Da mesma maneira, a expectativa é de que a cidade tenha um incremento em sua economia de pelo menos R$ 2 milhões por ano em recursos que serão gastos pelos atletas com alimentação, hospedagem, entretenimento, transporte e compras no comércio.

Para o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, esta conquista precisa ser comemorada, pois demonstra a força que Videira possui na realização de grandes eventos, especialmente no esporte. Ele ressaltou que o município ganha muito com a visita de mais de oito mil atletas durante os dois eventos, público que fará com que Videira seja palco do esporte catarinense nos próximos dois anos e que vão promover um importante incremento na economia local.

Ele ressalta o trabalho realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FMEV), que através de sua equipe técnica propôs e buscou a realização destes jogos. “Realizar eventos como estes, demandam muito trabalho e dedicação e novamente vamos mostrar para os atletas catarinenses, assim como fizemos nos Jesc, toda a hospitalidade dos videirenses e a força de nosso grande município”.

MODALIDADES DA OLESC: Atletismo, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Karatê, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, todos no naipe masculino e feminino.

MODALIDADES DOS JOGUINHOS ABERTOS: Futebol de Campo, Atletismo, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Karatê, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, todos no naipe masculino e feminino.

  • Matéria: Prefeitura Municipal de Videira

Deixe seu comentário
Compartilhe!
Ronaldo Piscinas
Comercio Zanella 728×90