Vasco de Linha Caxias: 53 anos de história!

Pinheiro Preto: Campeonato Municipal de Futsal inicia no dia 23 de setembro
14/09/2018
Amistosos: 15 e 16 de setembro
16/09/2018

Vasco de Linha Caxias: 53 anos de história!

No domingo, dia 16 de setembro de 2018, a comunidade de Linha Caxias, interior do município de Pinheiro Preto esteve em festa, isso porque, o time da localidade, o Vasco Futebol Clube, comemorou os seus 53 anos de existência.

Painel com exposição de fotos e trófeus

O evento festivo contou com a presença dos ex-atletas e filhos dos ex-atletas, além dos atuais jogadores da equipe do Vasco Futebol Clube. O objetivo principal do evento foi rever os antigos amigos, e recordar o passado de glórias.

O resultado final da partida pouco importou, o que mais marcou mesmo foi ver no rosto de cada ex-atleta a satisfação, a alegria, a emoção e o orgulho de pisar mais uma vez em campo, reencontrando antigos companheiros de time e vestindo as mesmas cores da equipe amada, que transcendia o gramado e era sentido por cada pessoa que estava fora das quatro linhas prestigiando o evento.

Após a partida todos os atletas confraternizaram-se no almoço servido no pavilhão da comunidade, com familiares e amigos.

Muito bacana a festa e o evento, parabéns pela iniciativa!


Conheça um pouco da história do Vasco Futebol Clube!

O Vasco Futebol Clube da Comunidade de Linha Caxias, foi fundado oficialmente no dia 15 de agosto de 1965, portanto neste ano, completou 53 anos de história, de amizades e é claro de futebol.

A ORIGEM DO NOME     

Segundo relatos, um grupo de amigos capitaneados por Natalino Rostirolla, Pedrinho Delani e Ivo Orçatto, resolveram fundar uma equipe de futebol de campo, na Comunidade de Linha Caxias, interior do município de Pinheiro Preto.

Natalino Rostirolla, era proprietário de um caminhão, o qual utilizava para seus afazeres particulares, o mesmo era carinhosamente chamado de “Internacional”, muito provavelmente por causa de sua cor, que era vermelha.

Unindo o útil ao agradável, a ideia inicial seria dar o nome do time recém criado de Internacional, em alusão a este fato. Na época se deslocaram até a Vila Bressan, onde tinha uma venda, que comercializava produtos, dentre eles, camisas de futebol, objeto de desejo, para dar os primeiros passos da equipe.

A ideia era comprar camisas do Internacional, porém a única disponível em quantidade suficiente era do Vasco da Gama. Tão logo, estas camisas foram adquiridas e então criou-se o Vasco Futebol Clube. As primeiras camisas foram doadas por Rafael Delani (in memória).

PRIMEIRO PRESIDENTE

O primeiro presidente da equipe foi Pedrinho Delani (in memória).

O ANTIGO CAMPO

O primeiro campo da equipe era localizado, onde hoje está situada a residência de Gustavo Orçatto e a parreira de Valdir Orçatto. Foi neste campo, que foram disputadas as primeiras partidas da equipe.

O antigo campo também foi usado muitas vezes pela equipe do Guarani F.C, e Juventus E.C, times da sede do município.

O ATUAL CAMPO

A construção do atual campo de futebol se deu porque aos domingos quando tinha jogo no antigo campo, todos se deslocavam para assistir os jogos deixando assim a bodega da Capela fechada.

Até que um certo dia em uma conversa do Sr. Riquelmo Orssato (in memória) com a diretoria, cogitou-se a hipótese de fazer um campo na sede da Capela para unir o time com a comunidade, pois já tinha parte da estrutura como igreja, bodega, pavilhão, churrasqueira, entre outros.

Uma das grandes equipes do Vasco de Linha Caxias

De início foi pensado em fazer o campo no terreno da atual cancha de laço de propriedade do Sr. Ary José Cavalca, mas como a comunidade tinha uma área de terra, e que não era suficiente para fazer o campo, e após conversas com Sr. Anacleto Rech,  João Rech e Aldino Rech os mesmos doaram uma parte de terra para que fosse construído então o campo tão esperado por todos.

No ano de 1977 foi iniciada a construção do campo na sede atual da comunidade, com o uso de máquinas da empresa que estava realizando a abertura do trajeto da atual rodovia asfáltica.

A inauguração aconteceu no último domingo do mês de março de 1980, ainda com o campo de terra. Após este evento foi feito a drenagem e a colocação da grama, vindo então a jogar definitivamente no ano de 1983, há 35 anos. Na inauguração do campo, um torneio com a participação de 52 equipes da região.

EQUIPE INFANTIL

O Vasco Futebol Clube, contou também durante alguns anos com equipe de futebol infantil, comandada por Natalicio Antônio Bettega.

 PRINCIPAIS CONQUISTAS E CAMPEONATOS

  • Bicampeão municipal de futebol de campo de Pinheiro Preto, nos anos de 1987 e 1997, além de um vice campeonato no ano de 1995.
  • Campeão da Taça São Pedro no ano de 1980, organizada pelos festeiros da Paróquia de São Pedro.

Campeão Municipal em 1987

E também em 1997, desta vez diante do Pinheirinho FC.

Entre os torneios que a equipe participou, destaca-se um Quadrangular em Caxias Do Sul, no estado do Rio Grande do Sul no dia 08 de abril de 1984, conquistando o 1º lugar.

Em meados dos anos 2000, a equipe participou por algumas temporadas da extinta Taça Vagner Pilatti, nas categorias aspirantes e principal. E esta quem sabe, foi a última grande aparição do clube.

Atualmente, equipe conta com um plantel na categoria adulto, o qual realizam partidas amistosas pela região.

Mais fotos das equipes do Vasco FC na fanpage do Blog La Pelota!

Texto: Gillian Olivo – Blog La Pelota

Deixe seu comentário
Compartilhe!
Comercio Zanella 728×90
Ronaldo Piscinas