Paysandu – 103 anos de Fundação

O Paysandu Sport Club é uma agremiação poliesportiva brasileira, da cidade de Belém.

Na data de hoje, o alviceleste completa 103 anos de fundação. O atual presidente da agremiação é Sérgio Serra e o atual treinador Marcelo Chamusca.

Fundado em 2 de Fevereiro de 1914 por antigos membros do Nort Club, tornou-se ao longo dos anos o mais tradicional e popular clube de futebol do Pará e da Região Norte do país. É também conhecido como “Papão da Curuzu”, em referência ao Estádio da Curuzu. Seu mascote é o “lobo”.

Seu principal rival é o Remo, com quem disputa o clássico de futebol com mais partidas disputadas do Brasil, mais de 700 jogos, o Re-Pa.

Em sua história, o clube conquistou 46 campeonatos paraenses. Atualmente equipe figura na série B do Campeonato Brasileiro, competição a qual conquistou nos anos de 1991 e 2001.

Em 2002, equipe conquistou o título da Copa dos Campeões, que de quebra garantiu o direito de participar da Copa Libertadores da América de 2003. O bicolor do Pará era treinado por Darío Pereyra, e tinha, em seu elenco, jogadores como o atacante “Robgol”, Iarley, Sandro Goiano, Vélber, dentre outros.

Na fase de grupos equipe avançou como primeiro colocado da chave. Nas oitavas de final, o Paysandu enfrentou o poderoso Boca Juniors, inclusive com vitória no jogo de ida na La Bombonera, porém o resultado foi revertido pelos argentinos, jogando no Brasil. O Boca Juniors, mais tarde viria a se sagrar campeão da Libertadores, daquele ano.

No jogo diante do Boca Juniors, na Argentina, o Paysandu, venceu pelo placar de 1 a 0, gol de Iarley e detalhe: com dois jogadores a menos (Robgol e Vanderson foram expulsos pela arbitragem da partida).

Confira lances do jogo épico com o Boca Juniors, pela Libertadores de 2003

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando