Romário – Aniversário 51 anos

Romário de Souza Faria, mais conhecido como Romário, nasceu no Rio de Janeiro, neste mesmo 29 de Janeiro, do ano de 1966. Atualmente é Senador da República.

Em sua carreira no futebol, Romário atuava como atacante e é amplamente tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Conhecido popularmente como “Baixinho”, pela baixa estatura, o jogador ainda teve uma breve experiência como treinador, dirigindo o Vasco da Gama. Também conseguiu ser ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, além do América, onde encerrou a sua carreira.

É o terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira, com cinquenta e cinco gols marcados, embora sua média seja superior aos gols de Pelé que é o primeiro e de Ronaldo que é o segundo.

Para a revista argentina El Gráfico, é o maior goleador da história do futebol com 768 gols em jogos oficiais. Da mesma forma assim o considera a Revista Placar, dividindo o seu posto com Pelé, ambos com 720 gols em competições oficiais. É ainda o jogador com o maior número de artilharias na história do futebol – foi artilheiro em 27 das 83 competições oficiais que disputou.

Entre seus muitos títulos, destaca-se a Copa do Mundo de 1994, na qual foi a figura principal. Na época do mundial, era jogador do Barcelona, e encantou até o duro treinador da equipe e maior jogador da história da Holanda, Johann Cruijff, autor de um dos famosos apelidos do atacante: “gênio da grande área”.

Autor de 1000 gols

Oficialmente, o milésimo gol da carreira de Romário aconteceu no dia 20 de maio de 2007. O gol foi marcado em um jogo do Vasco, sob comando do técnico Celso Roth, contra o Sport, em São Januário. O jogo foi válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. O gol foi de pênalti.

VEJA TAMBÉM
COMENTÁRIOS
Carregando