2002: O início do Projeto Futsal Feminino Pinheiro Preto

Pinheiro Preto: 16 equipes participarão do Municipal de Futsal
04/09/2018
Cartola: Ruan fatura a 23ª rodada
08/09/2018

2002: O início do Projeto Futsal Feminino Pinheiro Preto

Comercio Zanella 728×90
Ronaldo Piscinas

Em 2002, o professor Leandro da Silva, juntamente com Givanildo Lima (Giva), na época ainda acadêmicos do curso de Educação Física, organizaram um torneio de futsal feminino, sob a supervisão do professor Leoberto Grigollo (Beto) ‘Foto em Destaque’

Ali dava-se os primeiros passos da vitoriosa equipe de futsal feminino de Pinheiro Preto, papa títulos na região e que também chegou nas cabeças de importantes competições a nível de estado.

Leca, com os olhos fechados, desde 2006 (risos)…

A primeira conquista, a gente nunca esquece!

Em 2006, o futsal feminino de Pinheiro Preto, representado pela Escola Maura de Senna Pereira, sagrou-se campeão da etapa microrregional do JESC – 12 a 14 anos, em Videira. Na final, equipe venceu escola representante do município de Fraiburgo, jogando no Ginásio Medalhão.

O primeiro grande resultado, também não!

Em 2010, o primeiro grande resultado: vice campeãs estaduais do JESC – 12 a 14 anos, jogando em São Bento do Sul. O título ficou com Chapecó.

Esta foi a primeira de muitas conquistas, que viriam na sequência. O projeto “Futsal Feminino de Pinheiro Preto” deixou de existir, em 2014, com a conquista do vice campeonato Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador.

Em 2017, equipe retornou para disputa de competições regionais adulta e para os Jogos Abertos de Santa Catarina.

Em 2014 – Vice Campeã Estadual dos Joguinhos Abertos de SC. O título mais uma vez, ficou com Chapecó.

Valéria Beal Bressan, a Seca, era a capitã da equipe, em 2014. Jogou e joga demais!

UM POUCO DA HISTÓRIA DO FUTSAL FEMININO DE PINHEIRO PRETO

Em 2002, na época com 18 anos, Leandro da Silva, o Leca, recém-ingressado no curso de Educação Física, iniciou seus trabalhos com o futsal feminino de Pinheiro Preto, sem sequer imaginar o que viria pela frente. Para o Brasil o ano de 2002, foi marcado pela conquista da Copa do Mundo pela Família Scolari, e para Pinheiro Preto, deu se início à “Família Futsal Feminino”.

Como na maioria dos setores da sociedade, o início é árduo e difícil. O treinador encontrou muitas dificuldades e entraves, por se tratar de um esporte apontado pela sociedade como “masculino”. Os anos foram se passando e as conquistas surgindo, fruto do trabalho e dedicação do treinador e também de suas atletas. Se é que posso dizer atletas, prefiro chamar de membros de uma família. Afinal ele realmente foi um paizão para estas meninas, pois as acolheu como se fossem suas filhas.

A geração antecessora…Antes desta ainda teve uma grande equipe de futsal feminino na cidade, que também conquistou importantes resultados (Vania, irmãs Panceri, Sirlei Ritter, Tere Morais, entre tantas outras).

FOTOS: Arquivos e Divulgação
Deixe seu comentário
Compartilhe!
Ronaldo Piscinas
Comercio Zanella 728×90