Parabéns Videira! 74 anos de história

Los Gallos participou do GP Brasil de Bocha Individual
28/02/2018
Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futsal de Ibiam
02/03/2018

Parabéns Videira! 74 anos de história

Ronaldo Piscinas
Comercio Zanella 728×90

“Gigante pela própria natureza..

És Belo, És forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza”

Parabéns Videira, 74 anos!

Um gigante, também no esporte!

Nesta quinta feira (1º de Março de 2018) o município de Videira completa 74 anos de história. Como forma de homenagem o Blog La Pelota, recorda de alguns momentos de destaque no cenário esportivo da Capital Catarinense da Uva.

Essa imagem fala por si só! Que momento, que história!

  Em 1990 no Ginásio Vermelhinho da SERP, a Perdigão sagrava-se bicampeã brasileira de Futebol de Salão sob o comando do técnico Fernando Ferreti (o primeiro título veio em 1987, sob o comando de Paulo Mussalém).

Acaba sendo até injusto citar apenas algumas modalidades e feitos, porém é importante destacar que o município teve também outras tantas conquistas nas mais variadas modalidades: judô, futsal feminino, basquete, handebol, voleibol, tênis de mesa, karatê, bolão feminino, bocha, atletismo, rally, cavalos de corrida ‘jockey clube’ entre outros.


OUTROS DESTAQUES

 Videira também foi a primeira equipe do oeste do estado de Santa Catarina a faturar o título de campeã estadual de futebol (com a Perdigão em 1966). No ano seguinte, em 1967, equipe videirense participou da Taça Brasil, chegando a enfrentar por exemplo equipes de muita tradição no cenário nacional, como o Grêmio de Porto Alegre.

Recorte do Boteco do Pardal


 VOCÊ SABIA?

… que a Associação Atlética Videirense dominou o futebol amador de Videira do início da década de 50 até a metade da década de 60 quando surgiu a Perdigão?
…  que Moisés Gonzaga Penso (filho de Camilo Penso) é o maior medalhista de Videira na história dos JASC?
… que o futsal feminino de Videira tem duas conquistas importantes? Em 2000 conquistou o campeonato catarinense (diante do Poliolski de Chapecó) e em 2004 os JASC sob o comando de Ivandro Garbin.
… a Perdigão perdeu o campeonato mundial de futsal para o Bradesco restando 40 segundos para o fim? O gol de Sérgio Sapo garantiu o título dos cariocas.
... que a Perdigão conquistou seu primeiro título estadual em 1984? No total foram cinco títulos: 84, 85, 86, 88 e 89.
… que antes do VEC (de 2006) existiu outro no início da década de 90, que ficou campeão da Copa RBS.
… que o Tabajara foi o primeiro time de Videira? Segundo o historiador Antonio Feiten, o ilustre time teve sua criação na década de 30.
…  que o Judô masculino de Videira nos JASC foi campeão em três edições (72, 81 e 86) e vice cinco vezes (82, 84, 87, 89 e 98)
que os gêmeos Aurélio e Augusto são vice-campeões brasileiros dos jogos escolares na modalidade tênis de mesa?
…  Thomas Valdemar Hintnaus (filho de Lubomir  Hintnaus que jogou na Associação Atlética Videirense), nascido em Videira, foi recordista brasileiro do salto com varas por 22 anos, inclusive disputou as olimpíadas de 1984.

Handebol Masculino de Videira, campeão do JASC em 2012.

Bolão 23 Feminino, tricampeão do JASC (em 93, 97 e 98).

Muitas das informações foram retiradas do Blog do Boteco do Pardal. A ele mais uma vez, o meu agradecimento!

Deixe seu comentário
Compartilhe!
Comercio Zanella 728×90
Ronaldo Piscinas