Donizete: uma vida dedicada ao futebol

Que venha 2018, e mais esporte e mais vida!
22/12/2017
Pinheiropretense participou da Corrida de São Silvestre
03/01/2018

Donizete: uma vida dedicada ao futebol

Ronaldo Piscinas
Comercio Zanella 728×90

Júlio Cesar Esquitini, conhecido no mundo do futebol como Donizete, 40 anos de idade, nasceu no dia 05 de setembro de 1977, em Taboão da Serra, no estado de São Paulo, mas adotou Fraiburgo (SC), como sua cidade do coração. O atleta que teve passagem por várias equipes do país, conheceu sua esposa na cidade fraiburguense, e foi aqui mesmo, no meio oeste catarinense que formou sua família e fixou sua residência.

Donizete iniciou sua carreira aos 16 anos no futsal. Dois anos mais tarde foi transferido para o futebol de campo, onde tem um extenso currículo de clubes; tendo marcado época onde passou. A primeira tentativa foi na equipe de Juniores do Palmeiras, onde acabou não se firmando. Seu primeiro contrato profissional foi na equipe do Marcílio Dias (SC).

No início, o ídolo fraiburguense atuava como meia. Mas também era utilizado na lateral esquerda e no ataque, mostrando sua polivalência.

Donizete chegou em Fraiburgo, no ano de 1999, um ano depois da equipe fraiburguense conquistar o título da 2ª Divisão do Catarinense.

O porquê do apelido Donizete?

Pela semelhança com o atleta Donizete (Pantera) que jogou pelo Vasco da Gama (RJ). Como já havia outro Júlio na equipe do Marcílio Dias, o atleta começou a ser chamado pelo seu treinador desta forma.

Clubes que defendeu

1993 – Clube Atlético Taboão da Serra (SP) – Futsal; 1996 – Juniores Palmeiras (SP); 1997 – Marcílio Dias (SC); 1998 – Joinville Esporte Clube – JEC (SC); 1999 – Clube Atlético Fraiburgo/CAF (SC) e Marcílio Dias (SC); 2000 – Brusque e Joinville (SC); 2001 – Marília (SP) e Marcílio Dias (SC); 2002 – Caxias de Joinville e Sampaio Corrêa (MA); 2003 – Nacional de Rolândia (PR) e Chapecoense; 2004 – CAF/Fraiburgo; 2005 – Juventus/Jaraguá do Sul; 2006/2007– Ypiranga de Erechim; 2007 – Joaçaba; 2009 – Videira Esporte Clube (VEC)

* Doni ainda atuou pelo Juventude de Mato Grosso e Operário de Mafra

Na foto Donizete (nº 30) na marcação de Paulo Baier (na época ainda chamado de Paulo César)

Principais Competições Disputadas

Taça São Paulo de Futebol Júnior, Brasileirão Série B, Copa Sul Minas, Paulista A2, 1ª Divisão do Catarinense (99 a 2005).

Principais Títulos

Catarinense de Juniores (1998), Campeão Catarinense da 2ª Divisão (1999 com o Marcílio Dias, e em 2002 com o Caxias de Joinville), Campeão Maranhense da 1ª Divisão em 2002 (com o Sampaio Corrêa), Campeão da Seletiva Catarinense (com a Chapecoense em 2003)

Carreira como treinador em equipes regionais

Nos últimos anos, o atleta que brilhou dentro dos campos, com seus dribles desconcertantes e acima de tudo por sua audácia, deu lugar a uma outra virtude: o talento em ser treinador. Com muita competência, seriedade e transparência, Donizete conduziu, como técnico, as equipes da Transcoelho, da Caçadorense e do Fraiburgo Esporte Clube (FEC).

Curiosidades

Donizete jogou com atletas que marcaram época em grandes clubes do Brasil. Renato Abreu (que inclusive foi seu amigo de infância. Jogaram juntos no Marcílio Dias e depois Joinville), Deivid (hoje treinador do Cruzeiro), Paulo Sérgio (lateral direito de Grêmio e Vasco) e Perdigão (Campeão Mundial com o Inter), são alguns exemplos.

DA ESQUERDA PARA DIREITA: Deivid (quarto em pé), Renato Abreu (segundo agachado) e Donizete (o quinto agachado) jogarão juntos no JEC

ITÁLIA

Em 1998, Donizete foi jogar um torneio na Itália e foi escolhido por Franco Baresi. No final de uma partida, Baresi pegou Donizete pelo braço, e então disse em italiano: “Você vai ficar aqui e treinar nas categorias de base do Milan”. Donizete, só não ficou por causa destas coisas inexplicáveis, que o destino apronta!

Donizete ao lado de dirigentes do Milan. Ao lado de Donizete, nada mais, nada menos que Franco Baresi.

No ano de 1999, Donizete recebeu propostas (sondagens) das equipes do Avaí e Figueirense, porém não houve acordo com seu empresário. Doni, chegou a dar entrevistas como jogador Avaí, porém o negócio acabou melando.

Sem sombra de dúvidas Donizete é um dos principais desportivas da nossa região. Viveu grandes experiências no mundo do futebol.

Donizete foi campeão da Copa Regional dos Campeões, em 2013, defendendo a equipe da Linha Baldissera de Fraiburgo.

Artilheiro Josiel e Donizete, em disputa do Estadual de Amadores de Santa Catarina

Deixe seu comentário
Compartilhe!
Comercio Zanella 728×90
Ronaldo Piscinas