Damasco Pinheiro Preto – Década de 90

Regional LAC: Anta Gorda e Big Bom fazem duelo decisivo
13/12/2017
Pinheiro Preto: Gallos é tricampeão do municipal de truco
16/12/2017

Damasco Pinheiro Preto – Década de 90

Comercio Zanella 728×90
Ronaldo Piscinas

O Damasco Esporte Clube foi uma equipe de futebol que marcou época na década de 90 no município de Pinheiro Preto. No quadro ‘Recordar é Viver’ desta semana, relembramos um pouco do histórico da agremiação esportiva.

Na foto em pé da esquerda para a direita: Pedro Rabuske, Evandro (Vinagre), Vagner Pilatti, Lili e Vailatinho. Agachados: Ritinho, Marcos Gallas, Tchetchi e Nilson Volpato.

Como surgiu a equipe?

Tudo teve início com a doação de um jogo de camisas por parte de um candidato a deputado, fato este que aflorou os ânimos e motivou os atletas a treinar e se preparar paras as competições locais. Havia apenas um problema: qual seria o nome da equipe? Uma indefinição! Um dos atletas, olhou para a sacola de ráfia na qual a roupa estava guardada, na sacola estava escrito ‘Café Damasco’. A partir daí a equipe passou a se chamar ‘Damasco Futebol Clube‘.

No ano seguinte, o então presidente da Comissão Municipal de Esportes e também dono de um supermercado, Ademilson Antônio Einsweiler (Lili) e o presidente do Clube (Pedro Rabuske), juntamente com os demais atletas da equipe resolveram pedir a empresa de Café Damasco, a doação de um uniforme completo (calções, camisas e meias). O pedido foi prontamente aceito pelos diretores da empresa que era de Curitiba e a equipe seguiu suas atividades, até por volta do ano de 1998.

Principais conquistas, em Pinheiro Preto

  • Campeão municipal de futsal, em 1993;
  • Dois vices campeonatos (futsal);
  • Um terceiro lugar (futsal);
  • Um vice campeonato de futebol de campo, em 1997 (parceria com o Pinheirinho).

Carta do pedido do jogo de camisas a empresa ‘Café Damasco’

Uniforme que foi doado pela empresa ‘Café Damasco’, mais tarde também foi utilizado pelo Pinheirinho (Foto de 1997).

Equipe campeã municipal, em 1993. Título foi conquistado em cima do Juventus!

Confira como foi a conquista do Damasco em 1993!

Por volta do ano de 1998-1999 a equipe encerrou suas atividades. Muitos dos atletas foram atuar pelo Pinheirinho e pelo Restaurante Vailatti (RV).

EMPRESA CAFÉ DAMASCO

Em 2010,  um grupo americano Sara Lee Corp, numa negociação, comprou a marca Café Damasco e a partir deste momento o produto seria industrializado (moído e embalado) em outras unidades da empresa americana localizado no Brasil, enquanto a empresa Café Damasco S/A foi dissolvida e seus 150 funcionários dispensados, tornando-se assim, uma empresa extinta.

A Café Damasco foi considerada a líder no setor de cafés na região Sul do Brasil e a sétima maior torrefadora de café do país, conforme a Sindibebidas (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas, Café e Alimentação de Curitiba e Região Metropolitana).

Deixe seu comentário
Compartilhe!
Ronaldo Piscinas
Comercio Zanella 728×90